quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sonambulismo como ele afeta a saúde e qual o tratamento





O sonambulo é uma pessoa que não está nem acordado e nem dormindo”. Os tudo acontece quando a nossa consciência e a nossa memória dormem e a parte motora é despertada repentinamente, pode ser pelo o ronco, por um distúrbio epiléptico ou por um barulho. A pessoa não tem um despertar normal e passa a andar ou falar coisas desconexas.


“Cuidado” alguns sonâmbulos abrem portas e saem de casa. Alguns até trocam de roupa, abrem janelas e gavetas, alimentam-se ou urinam. A expressão facial é estática, a pessoa geralmente mantém os olhos abertos e fixos.


Nos ouvimos falar que não é recomendável se acordar um sonâmbulo, apenas leva-lo volta para a cama, pois ele pode ter uma reação agressiva ficar assustado, confuso e machucar-se.


Muitas das vezes, os sonâmbulos podem se machucar ao escorregar ou perder o equilíbrio, principalmente ao descer escadas ou pular janelas. Alguns andam de braços estendidos pela casa igual vemos nos desenhos animados ou filmes, é uma forma de evitar obstáculos. Isso pode durar alguns segundos até cerca de 20 minutos, mas já foram registrados casos (raros) com duração entre 30 e 40 minutos.


Este distúrbio do sono ainda é totalmente conhecido, e costumam ser variados. Remédios para dormir, distúrbios epilépticos e o ronco, por exemplo, podem deflagrar os episódios de sonambulismo. Sonambulismo não requer tratamento, a não ser que esteja ocorrendo com muita frequência ou a pessoa esteja sofrendo ou causando lesões em outras pessoas.


O tratamento varia conforme a gravidade do caso e consiste em orientação, medidas comportamentais e medicamentos. Quando acontece na infância costuma evoluir bem. Quando começa na vida adulta é preciso fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias neurológicas.


Comportamentos característicos:

. Senta na cama e fala durante o sono

. Caminha pelo quarto ou pela casa

. Os episódios em geral duram de poucos segundos até 20 minutos

. Anda de olhos abertos

. Tem dificuldade em ser acordado

. Não se lembra do episódio

. Ao ser acordado, pode reagir de forma brusca

. Alguns andam de braços estendidos.


Dicas para lidar com um sonâmbulo:


Se o sonâmbulo sai do quarto e caminha pela casa, acompanhe ele e procure conduzi-lo gentilmente para a cama.

Procure não encostar na pessoa, pois ela pode reagir com agressividade ou reação de fuga.

Se for preciso acordá-la, tente usar palavras.

Tranque janelas.

Evite beliches.

Tire a chave da fechadura da porta da casa.

Afaste objetos ou móveis que possam representar risco de ferimentos

Facas e outros objetos cortantes devem ser retirados do alcance da pessoas.



Procure um especialista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário