sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Uma boa respiração melhora a qualidade de vida














A respiração é um ato tão automático que nós nem prestamos atenção se estamos respirando de um jeito certo ou errado. E é extremamente importante respirar bem; pois, segundo os especialistas "Quem respira mal, vive mal".

A respiração é muito importante para todas as funções vitais do organismo. Muitas pessoas nem sabem como respirar direito ou nem percebem como estão respirando, por ser um ato automático. Mas, com alguns exercícios básicos e um pouco de concentração, é possível reverter esse quadro.

A boa respiração deve ser consciente, profunda, longa e vigorosa. O "inspirar" deve ser profundo e o "expirar" deve ser lento.

"Quando a pessoa for inspirar o ar deve inflar o abdômen, expandir o peito e subir as clavículas. Já na expiração, os ombros devem descer o pulmão esvaziar e o abdômen ‘murchar’", explica o especialista.

A boa respiração só traz benefícios às pessoas. Aprenda alguns exercícios ensinados pelo professor para respirar melhor:

• Feche a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda; quando o pulmão estiver cheio, tampe a narina esquerda com o anular e mínimo. Abra a narina direita e solte o ar; com a narina direita ainda aberta inspire o ar novamente e repita o procedimento até sentir bem-estar.

• Tentar inspirar em 5 segundos e expirar em 10 segundos. Ou puxar o ar em 5 segundos, segurar o oxigênio nos pulmões por 20 segundos e soltar em 10 segundos é outra maneira de melhorar a respiração. Mas cada pessoa pode acompanhar o próprio ritmo.


Fonte: Portal Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário