segunda-feira, 13 de abril de 2015

Especialistas falam sobre distúrbios do sono no I Curso Multidisciplinar



A Physical Care em parceria com a Physio Cursos São Paulo reuniu no último sábado (11) especialistas de várias partes do Brasil para discutir os principais distúrbios do sono no I Curso Multidisciplinar.


De acordo com uma das professoras do curso, Dra. Camila Hirotsu, doutora em Psicobiologia em Medicina e Biologia do Sono, na primeira aula foram abordados os processos neurobiológicos que regulam o sono, a privação do sono e seus efeitos. “Hoje nós sabemos que as pessoas, devido a rotina, dormem muito menos do que o organismo necessita, e isso tem desencadeado o aumento dos números de pacientes que apresentam distúrbios do sono e, consequentemente, o aumento de pacientes das chamadas doenças modernas como depressão, bulimia, etc.”, relata. 


A diretora executiva da Physical Care, Fernanda  Camargo, falou sobre a diversidade dos alunos inscritos. “O diferencial desse curso é a maneira como a temática é abordada, isso ficou claro com a variedade de profissionais que participaram deste primeiro módulo, tivemos fisioterapeutas, psiquiatras, engenheiros, farmacêuticos, entre outros, o que mostra a abrangência do curso”.


Dra. Leana Gonçalves Araujo Burgos, mestre em Cronobiologia pela Universidade Federal de São Paulo, tratou de questões relativas à cronobiologia, que é a ciência que estuda as características temporais nos seres vivos, discorrendo sobre o ritmo dos trabalhadores em turno. “Esse grupo representa uma população que passa por uma inversão no processo vigília/sono e isso tem as suas consequências. Nós discutimos como a alteração desse esquema influencia diretamente a saúde dos indivíduos, que podem vir a desenvolver doenças como a fadiga crônica, alterações de comportamento e até doenças obesidade”, observa.

Para a aluna Fatima Cristina, que é fisioterapeuta, participar do curso vai ampliar ainda mais o leque de atuação. “Encontramos por diversas vezes em nossa profissão pacientes pedindo indicação sobre a utilização de CPAP e BIPAP e o curso nos auxilia muito a ter informações especificas sobre essa área para trazermos mais bem-estar e qualidade de vida para essas pessoas”, complementa.

O curso completo é composto de cinco módulos com carga horária total de 50 horas, e acontece na Sede da Physio Cursos SP, localizada na Av. Bernardino de Campos, 294 - conj. 62 - Paraiso - São Paulo. Outras informações para os interessados em participar dos demais módulos no site www.physicalcare.com.br ou pelo telefones (11) 5627-6900 e (11) 98555 - 0658.


Nenhum comentário:

Postar um comentário