sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Apnéia do sono em crianças


Estudos estimam que 10% das crianças roncam e tem síndrome de apnéia obstrutiva do sono. É importante saber que distúrbios respiratórios em crianças podem diferir da dos adultos em termos de causa, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Como os sintomas da apnéia do sono em crianças geralmente são mais sutis do que os adultos, o reconhecimento e diagnóstico em crianças requer a atenção sobre um conjunto de características.

Os sintomas da apnéia do sono em crianças são ronco mais alto do que a respiração, bem como a respiração bucal, sono agitado incluindo suores e sonolência diurna excessiva. Outros sinais da doença em crianças são dificuldade de aprendizagem, mudanças de personalidade e comportamento anti-social.
Em conjunto com a apnéia pode-se encontrar ainda amígdalas e adenóides ampliadas obstruindo constantemente as vias aéreas, infecções do trato respiratório, hipertensão e problemas cardíacos.

Causas da apnéia do sono em crianças
O aumento das amídalas e adenóides são a causa mais comum de apnéia do sono em crianças, excesso de peso também contribui para desenvolver a doença devido ao excesso de tecido nas vias aéreas.
Exames médicos normalmente podem identificar amígdalas e / ou adenóides ampliadas, porem é recomendado o teste de polissonografia para diagnosticar a apnéia do sono. Este exame revela o grau do problema já indicando o caminho para o melhor tratamento.

Não tratar a apnéia do sono em crianças pode acarretar diversas consequências negativas como insuficiência cardíaca, pulmonar e problemas de saúde em geral.
Nos bebês o risco é ainda maior, uma vez que seus corpos ainda não estão totalmente desenvolvidos, a apnéia pode trazer danos a saúde e a vida. Crianças pequenas não compreendem e não expressam muito bem o que sentem, não conseguindo explicar as dificuldades pelas quais estão passando, por esse motivo é preciso ficar atento aos sintomas. A detecção precoce e seu tratamento devem ser prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário