As dores e as ondas de calor que, frequentemente, ocorrem com a menopausa atrapalham consideravelmente o sono das mulheres, segundo especialistas da Universidade Rush, nos Estados Unidos. Mais de uma coisa contribui para dificuldades de sono nas mulheres de meia idade e naquelas que estão passando pela menopausa. Os sintomas da menopausa e a dor agem juntos e devem ser considerados.
Em estudo recentemente apresentado no encontro anual da Sociedade Norte Americana de Menopausa, que avaliou a qualidade do sono de 314 mulheres, o pesquisador e sua equipe observaram que os sintomas da menopausa cumprem um papel determinante nas dificuldades de sono das mulheres. Além disso, os resultados mostraram que a dor tem um efeito independente sobre a insônia e a eficiência do sono (tempo gasto na cama efetivamente dormindo).
Baseados nos resultados, os especialistas destacam que o primeiro passo para amenizar esses problemas é melhorar a "higiene do sono", evitando exercícios e agitação antes de ir para a cama, e escolhendo um ambiente quieto e escuro para dormir. Mantenha horas regulares de ir para a cama e de se levantar, e use a cama como lugar de dormir, não de fazer outras coisas.
Para mulheres que estão na menopausa ou chegando lá, e que apresentam sintomas que atrapalham o sono, os especialistas indicam uma breve terapia de reposição hormonal, desde que não haja contraindicações para seu caso específico. E o mais importante é consultar um médico nesses casos. Mulheres na menopausa não dormem bem e quase todas assumem que é devido às ondas de calor. E enquanto isso é um fator, a dor pode ser outro. Quando você falar com seu médico sobre sono, mencione a dor se você estiver sentindo alguma.
Fonte: Uol.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário