quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Idosos podem dormir menos do que os jovens sem prejudicar a saúde

 
Um estudo recente realizado pelo Clinical Research Center, da Universidade de Surrey (Reino Unido) e publicado pela Sleep, a revista da Associated Professional Sleep Societies concluiu que idosos em boas condições de saúde têm menor necessidade de dormir do que os jovens e adultos de meia idade. 

Os cientistas avaliaram 110 pessoas de diferentes idades, todas saudáveis, que foram mantidas por um período de oito horas na cama. Os idosos com mais de 65 anos chegam a ter 20 minutos a menos de sono que os adultos entre 40 a 50 anos. Enquanto, os jovens de 20 anos chegam a dormir 44 minutos a mais que os idosos. A pesquisa também reafirma a ideia de que os mais velhos sentem menos sono ao longo do dia do que os jovens e adultos.

De acordo com os pesquisadores, um envelhecimento saudável está naturalmente relacionado a esta condição e a menor necessidade de sono. Um dos importantes objetivos do estudo foi encontrar uma solução para o tratamento da insônia entre os idosos. Ao considerar sua menor necessidade de dormir, uma boa opção seria restringir as horas de sono, fazendo com que o descanso seja mais profundo. 


Dormir faz bem Independentemente da idade, a insônia e a apatia diurna podem indicar disfunções e ter consequências sérias, que vão desde os lapsos durante as atividades rotineiras (conhecidas como "pescadas"), até a depressão, além da diminuição do rendimento no trabalho e nos estudos, o maior risco de sofrer acidentes de trânsito e a irritabilidade.

Se você tem tido dificuldades em dormir, é fundamental procurar um especialista, pois a insônia tem cura e demanda, principalmente, algumas modificações de hábitos.

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário