segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Apneia do sono leva à pressão alta e a outros problemas circulatórios








A apneia do sono é uma doença que ataca durante a noite, e a pessoa muitas vezes nem sabe que tem, mas o corpo vai sofrendo aos poucos, e o sistema circulatório pode ficar comprometido. Apesar dessas características, a apneia não pode ser considerada uma doença silenciosa, já que o seu principal sintoma é o ronco – repetido e bem alto.

Apneia, literalmente, é a ausência de respiração. Se ocorre quando o indivíduo dorme, é chamada de apneia obstrutiva do sono, pois a passagem do ar é dificultada. A falta de oxigênio leva a pessoa a acordar várias vezes durante a noite, muitas vezes sem perceber.


Em determinados momentos, o paciente literalmente para de respirar. As asfixias duram pelo menos 10 segundos, mas podem ser bem mais longas. Quando o cérebro percebe a falta de oxigênio, o corpo libera adrenalina e a pessoa acorda para respirar. Nesse processo, a pressão arterial sobe e o coração dispara.

Esse é o grande risco oferecido pela doença. A pessoa fica com arritmia cardíaca, que é quando o coração se acelera muitas vezes, e então ele corre maior risco de falhar. Além disso, a constante falta de oxigenação faz aumentar a pressão sanguínea, e com isso crescem os riscos de infartos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O ronco é o principal sinal da apneia, mas nem todo mundo que ronca tem a doença. Outros sinais são cansaço e sonolência durante o dia, falta de energia, baixa concentração, perda de memória, pressão alta, dores de cabeça matinais, irritação e até impotência sexual.

O principal fator de risco é a obesidade, mas é cada vez mais comum encontrar o problema em quem não é obeso. Mulheres depois da menopausa e crianças com amídala ou adenóide aumentada também podem sofrer apneia. Além disso, pessoas com alguma alteração de mandíbula, como queixo para trás, têm mais propensão a ter a doença.


Tratamento
Para detectar a apneia, existe um exame chamado polissonografia. Ele mede quantas vezes por hora a pessoa deixa de respirar durante o sono. Quando isso acontece mais de 30 vezes por hora, o caso é considerado grave.

Para melhorar a respiração durante o sono e evitar a apneia existe um aparelho chamado CPAP – é a sigla em inglês para pressão positiva contínua do ar. O paciente tem que dormir com uma máscara que puxa o ar de fora e o lança para dentro das vias respiratórias.


Com isso, a pressão do ar abre o caminho obstruído, leva oxigênio até os pulmões e evita o ronco porque a pessoa não precisa mais abrir a boca para respirar.

O aparelho é regulado com uma pressão diferente para cada paciente. Isso é importante, porque se a pressão for forte demais, pode provocar irritação nas vias respiratórias.

O exame de polissonografia é oferecido gratuitamente pela rede pública em alguns lugares, mas o tratamento com CPAP não.




Fonte: Portal G1

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Apneia obstrutiva do sono (SAOS)



Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma parada respiratória provocada pelo colabamento das paredes da faringe. O distúrbio ocorre principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. Para ser mais exato, durante as crises, ela para de roncar por causa
do bloqueio da passagem de ar pela faringe.
A repetição dos episódios de apneia tem como consequência a menor oxigenação do sangue, o que pode redundar em danos ao organismo.
No adulto, as principais características do distúrbio são: 1) suspensão da respiração por 10 segundos em cinco ou mais episódios por hora de sono, 2) redução dos níveis de oxigênio no sangue. Nas crianças, bastam 2 ou 3 segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.
A apneia obstrutiva do sono atinge mais os homens obesos de meia-idade. A enfermidade pode causar ou agravar quadros de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial sistêmica, arritmias, infartos e insuficiência cardíaca congestiva. Muitas vezes, o tratamento da apneia é suficiente para redução e controle da pressão arterial.
Fatores agravantes
Alguns fatores contribuem para o aparecimento do ronco e da apneia:
* Amídalas e adenoides muito grandes;
* Obstrução crônica do nariz por causa de tumores, desvio de septo, pólipos nasais e hipertrofia dos cornetos;
* Dormir de barriga para cima;
* Queixo projetado um pouco para trás, que faz recuar a base da língua,
* Álcool, tabaco, medicamentos à base de benzodiazepínicos e refluxo gastroesofágico;
* Obesidade, porque favorece a infiltração de gordura na
faringe.
O sinergismo entre esses fatores potencializa a tendência para o estreitamento da faringe e para a apneia.
Sintomas
São sintomas da apneia obstrutiva do sono: ronco, sono agitado, falta de disposição e sonolência durante o dia, dor de cabeça, perturbação da memória, da atenção e da concentração, tendência à depressão, hipertensão, arritmias cardíacas e, especialmente, inúmeros microdespertares dos quais o portador do distúrbio pode lembrar-se ou não. Se chega a acordar por si mesmo, o faz por duas razões: o esforço que despende para respirar e a hipoxemia, que alerta seu cérebro sobre a falta de oxigênio.
Diagnóstico
Além do relato das pessoas que convivem com os portadores da apneia obstrutiva do sono, a avaliação médica e a polissonografia, exame para mapear o comportamento durante o sono, são dados importantes para fechar o diagnóstico.
A aplicação do Questionário Clínico de Berlin e da Escala de Sonolência de Epworth ajuda a identificar pessoas com risco de serem portadoras de SAOS.
Tratamento
O tratamento é sempre multidisciplinar e varia de acordo com a gravidade do caso. O primeiro recurso terapêutico é tentar reduzir os fatores agravantes da SAOS.
Para tanto, o paciente precisa:
* Combater as causas da obstrução nasal e do refluxo gastroesofágico;
* Perder peso;
* Dormir de lado;
* Evitar o uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro algumas horas antes de dormir.
Se essas medidas não forem suficientes, pode-se recorrer, ainda, ao uso de próteses orais que evitam a queda da língua para trás, e aos CPAPsmáscaras especiais que mantêm pressão positiva e contínua sobre as vias aéreas, evitando sua obstrução. Há situações, porém, em que cirurgias ou cauterizações se fazem necessárias para corrigir os elementos que geram a obstrução, como os que estão associados às alterações das amídalas e adenóides.
Recomendações
* A adoção de medidas simples pode ajudá-lo a dormir melhor e a evitar as crises de apneia. Veja alguns exemplos:
* Procure estabelecer e respeitar os horários de deitar e levantar;
* Evite ingerir substâncias que contenham cafeína;
* Não fume pelo menos nas 4 ou 5 horas que antecedem o momento de ir para a cama;
* Não exagere no uso de bebidas alcoólicas, nem faça refeições pesadas antes de deitar.

Fonte: Dr. Drauzio Varella

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CoughAssist auxílio a tosse

O CoughAssist não invasivo ajuda os pacientes a eliminar as secreções brônquicas quando eles não podem tossir por si mesmos, como em caso de doenças neuromusculares ou nas lesões da medula espinhal. O CoughAssist é um modo seguro e confortável de reduzir o risco de danos às vias aéreas e complicações respiratórias. 

O CoughAssist ajuda os pacientes ao melhorar ou substituir a remoção natural das secreções brônquicas com uma aplicação gradual de pressão positiva às vias aéreas, seguida por uma rápida troca para pressão negativa. O fluxo de ar inalado lentamente/expirado rapidamente simula o processo de tosse natural, enquanto evita problemas em potencial associados aos procedimentos mais invasivos.


Benefícios

Melhora ou substitui uma tosse ineficaz

Ajuda a remover as secreções pulmonares

Reduz a ocorrência de infecções respiratórias

Alternativa segura, não invasiva e confortável para a sucção

Fácil de operar, com tempos de inalação/expiração totalmente ajustáveis

Configurações ajustáveis do fluxo de inalação

Pode ser usado com uma máscara fácil, com um bocal ou com um adaptador para o tubo endotraqueal ou traqueostomia

Para pacientes adultos e pediátricos 



Compre aqui:
http://www.physicalstore.com.br/b2c/loja/Produto.do?action=view&idPrd=369&idLoja=21

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Ronco!


O ronco é considerado um evento normal do sono a menos que o ruído seja tão alto a ponto de incomodar não só quem dorme no mesmo quarto, mas as pessoas da casa e, em certos casos, até os moradores da vizinhança. Nessas situações, o problema maior do ronco não é o desconforto que provoca nos outros.

 É a possibilidade de ocorrerem interrupções na respiração que podem ter como consequência quadros mais graves de sobrecarga cardiopulmonar, sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual e no trabalho, cansaço e irritabilidade persistente.

O ronco pode, ainda, ser sintoma da síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), patologia caracterizada por parada respiratória com duração de pelo menos dez segundos nos adultos, e dois ou três segundos nas crianças.


Causas
* Flacidez nos músculos da boca e da garganta;
* Amídalas e adenoides hipertrofiadas;
* Desvio do septo;
* Pólipos no nariz;
* Palato em forma de ogiva;
* Rinite, sinusite e obstruções nasais;
* Palato mole e úvula aumentados;
* Queixo retraído;
* Envelhecimento.
Fatores de risco
Funcionam como fatores de risco ou agravantes do problema:
* Pescoço mais grosso e mais curto;
* Obesidade;
* Ingestão de bebidas alcoólicas;
* Uso de remédios para dormir ou de calmantes;
* Dormir em decúbito dorsal;
* Excessos alimentares antes de dormir;
* Refluxo gastroesofágico;
* Tabagismo.
Diagnóstico
O diagnóstico da apneia pressupõe a participação de especialistas em diferentes áreas. A conduta inicial é levantar a história do paciente, ouvindo uma pessoa próxima, pois dificilmente quem sofre de apneia tem consciência do que lhe acontece durante o sono. O exame físico criterioso feito a seguir e a polissonografia ajudam a fechar o diagnóstico.

Tratamento
Nos quadros mais leves de ronco e apneia, controlar os fatores de risco e a posição de dormir pode ser uma forma eficaz de tratamento. Para obrigar-se a dormir de lado, uma boa estratégia é costurar um bolso nas costas de uma camiseta e colocar dentro dele uma bolinha de tênis.
Pode também ser útil usar, à noite, um retrator de língua, ou seja, uma prótese intraoral móvel, que ajude a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para a frente.
Para os casos graves, a melhor indicação é o CPAP nasal. Além de melhorar as crises de ronco, o uso do CPAP afasta o risco de problemas cardiovasculares e de hipertensão.
A indicação de cirurgia no tratamento do ronco e da apneia do sono tem de ser muito bem avaliada.
Recomendações
* Roncar não é sinal de sono reparador. Se as pessoas próximas se queixam de que você ronca, leve-as a sério e procure assistência médica especializada;
* Fique atento: os roncadores podem ser tomados por crises de sono incontrolável durante o dia, o que certamente irá prejudicar seu desempenho no trabalho e torná-lo mais vulnerável a acidentes;
* Evite ingerir álcool e dê preferência a alimentos mais leves, especialmente antes de dormir;
* Recorra a artifícios que possam ajudá-lo a dormir de lado e não de barriga para cima;
* Mantenha seu peso em níveis ideais;
* Pratique exercícios físicos;
* Não fume.

Portal: Drauzio Varella

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Uma boa respiração melhora a qualidade de vida














A respiração é um ato tão automático que nós nem prestamos atenção se estamos respirando de um jeito certo ou errado. E é extremamente importante respirar bem; pois, segundo os especialistas "Quem respira mal, vive mal".

A respiração é muito importante para todas as funções vitais do organismo. Muitas pessoas nem sabem como respirar direito ou nem percebem como estão respirando, por ser um ato automático. Mas, com alguns exercícios básicos e um pouco de concentração, é possível reverter esse quadro.

A boa respiração deve ser consciente, profunda, longa e vigorosa. O "inspirar" deve ser profundo e o "expirar" deve ser lento.

"Quando a pessoa for inspirar o ar deve inflar o abdômen, expandir o peito e subir as clavículas. Já na expiração, os ombros devem descer o pulmão esvaziar e o abdômen ‘murchar’", explica o especialista.

A boa respiração só traz benefícios às pessoas. Aprenda alguns exercícios ensinados pelo professor para respirar melhor:

• Feche a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda; quando o pulmão estiver cheio, tampe a narina esquerda com o anular e mínimo. Abra a narina direita e solte o ar; com a narina direita ainda aberta inspire o ar novamente e repita o procedimento até sentir bem-estar.

• Tentar inspirar em 5 segundos e expirar em 10 segundos. Ou puxar o ar em 5 segundos, segurar o oxigênio nos pulmões por 20 segundos e soltar em 10 segundos é outra maneira de melhorar a respiração. Mas cada pessoa pode acompanhar o próprio ritmo.


Fonte: Portal Bonde

terça-feira, 20 de novembro de 2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cpap S8 Elite II



O CPAP S8 Compact™ é o modelo básico da série S8 da ResMed.
O dispositivo mantém a qualidade e a confiabilidade que seus pacientes esperam de um produto da ResMed. 

Umidificação integrada opcional
O HumidAire 3i™ oferece uma umidificação sem igual para um dispositivo compacto.
Seu desenho estilizado complementa a aparência moderna e o estilo do S8. As características do design com tampa reclinável e facilidade de instalação se conjugam para oferecer uma verdadeira simplicidade no tratamento.

Características
  • Design compacto — discreto no dormitório e fácil de transportar em viagens
  • Ajuste de altitude em 4 faixas — a liberdade para viajar
  • Função de ajuste da programação — 0 a 45 minutos em incrementos de 5 minutos
  • Menu básico, fácil de ser usado pelo paciente
Assista o vídeo abaixo: 



Compre aqui: http://www.physicalstore.com.br/b2c/loja/Produto.do?action=view&idPrd=5&idLoja=21 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bipap Synchrony



O BIPAP Synchrony pode ser adaptado para atender as necessidades dos pacientes ao disponibilizar as opções de tratamento, uma vez que disponibiliza diferentes  modos de ventilação, com um amplo intervalo de pressão (4 a 30cm). A rampa de ventilação e o tempo em que fornece o conforto de um modo de ventilação de suporte de pressão. A rampa de ventilação e o tempo de elevação também auxiliam no fornecimento de uma ventilação confortável.

O Auto-Trak Sensitivity digital monitora e ajusta continuamente o padrão de respiração dos pacientes e junto com o tempo de elevação, oferecendo mais conforto para paciente. O Smartcard Encore armazena dados coletados durante os 6 meses anteriores e , com o software. Encore Pro, podem ser gerados relatórios que mostram dados de aderência ao tratamento, tendências de longo prazo e tendências detalhadas de oito dias sobre a pressão do paciente, frequência respiratória, porcentagem de ciclos de respiração acionados, ventilação por minuto, vazamentos, pico de fluxo respiratório e alarme. Com design compacto e leve o BIPAP Synchrony pode ser transportado com facilidade.
Com o aparelho BIPAP Synchrony pode se ligar alarmes para indicar a desconexão do paciente, ventilação por minuto baixa, volume tidal baixo. O monitoramento de dados, como o do volume tidal, vazamentos, frequência respiratória, pressão e ventilação por minuto, este aparelho oferece aos seus pacientes e profissionais da saúde as informações necessárias para o tratamento adequado e para o ajuste do ventilador.
O BIPAP Synchrony já vem acoplado o umidificador de ar, o umidificador facilita a adaptação do aparelho, com o tratamento pode ocorrer ressecamento no nariz e boca, que causa desconforto. Para facilitar seu tratamento e torna-lo mais confortável o umidificador de ar torna-se um acessório essencial.
Acessórios para BIPAP Synchrony
As máscaras que disponibilizamos em nossa loja online, são de grandes marcas que proporcionam um maior conforto para o paciente. A escolha da máscara é muito importante, você deve escolher um modelo que melhor se adapta ao seu rosto, uma máscara confortável é essencial, você com uma máscara correta poderá se adaptar mais facilmente ao tratamento. Para fazer a melhor escolha o aconselhável é a ajuda de um especialista, ele poderá ajudar da melhor forma, dando a orientação, e assim facilitando a sua escolha. Aqui na Physical temos profissionais no assunto, prontos para ajudar da melhor forma possível, com toda a atenção, você pode entrar em contato conosco através do site ou comparecerem nossas lojas.
O Bipap Synchrony 2 oferece pressão positiva (inspiratória e expiratória) e freqüência respiratória de back up, deve ser utilizado de forma não invasiva. É um Bipap de adaptação e conforto indiscutível.
Especifícações:
  • Modalidades: S, T, S/T, AVAPS
  • Pressão: 4-30cmH2O
  • Tempo de rampa: 0-45min
  • Compensação de altitude: automático
  • Voltagem: 115 VAC / 230 VAC 12 VDV
  • Dimensões: 24,7 x 16,8 x 11,1 cm
  • Peso: 2,6Kg
  • Umidificador: opcional
  • Fabricante: Respironics
  • Garantia: 2 anos

Conteúdo: 

  • Bolsa para transporte
  • Manuais
  • Traquéia
  • Filtros
  • SmartCard
  • Cabo de força

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Distúrbios de sono atingem 70% das crianças na Capital


Ronco e apneia obstrutiva são os principais problemas, indica estudo da Secretaria de Estado da Saúde.

A maioria das crianças de São Paulo tem algum tipo de distúrbio do sono. Conforme levantamento realizado pela Secretaria da Saúde com 330 pacientes do Hospital Estadual Cândido Fontoura (maior unidade pública de saúde especializada em atendimento infantil da capital), 70% das crianças dormem com dificuldade.

Foram avaliadas crianças entre 4 e 14 anos, de ambos os sexos, atendidas no ambulatório do hospital. Das que tinham problemas,55% apresentavam distúrbios respiratórios (ronco e apneia obstrutiva). Outras 27% possuíam hiper-hidrose do sono (excesso de suor à noite). E 10% constataram sonolência excessiva diurna.

Foram detectados também problemas de insônia em 3% dos pesquisados, distúrbios do despertar (terror noturno e paralisia do sono, por exemplo) em outros 3% e distúrbio da transição sono-vigília (agitação) em 2%.

O estudo revelou ainda que 57% das crianças com dificuldades para dormir são do sexo masculino. Os dados foram obtidos por meio de aplicação do questionário Sleep Disturbance Scale for Children, de padrão internacional.

Em alguns casos, as crianças foram encaminhadas para exame de polissonografia (registro durante a noite toda com instrumento apropriado, de fenômenos – cardíacos, respiratórios, neurológicos, musculares, oculares que, no seu conjunto, demonstram que o sono é constituído por uma sequência de fases, as quais, por sua vez, se agrupam em ciclos).

Atendimento especializado
“Alguns tipos de perturbação do sono podem prejudicar a qualidade de vida e o desempenho escolar. Por isso é importante que os pais fiquem atentos e busquem orientação de um profissional de saúde se perceberem algum problema.

O Hospital Estadual Cândido Fontoura oferece, gratuitamente, atendimento especializado para crianças com distúrbios do sono, como higiene do sono, cirurgias de amídala e acompanhamento com neurologistas e psicólogos.

Fonte: G1

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Máscara nasal | CPAP | Swift FX for Her ou + Bella


CPAP - Máscaras + Pillow / Swift (Almofada Nasal)

Menos máscara. Mais você.

Partindo dos pontos fortes da Swift LT para Ela, a Swift FX para Ela é ainda mais leve, mais macia e mais elegante − e você pode se sentir mais você mesma e manter a sua aparência. Seu ajuste suave e sua faixa de tamanhos são personalizados, para melhor se adaptar às mulheres.

Características:

Opções de correia traseira em rosa ou azul claro e cinza permitem-lhe personalizar sua máscara, para adequá-la ao seu estilo.

Envoltórios macios aumentam o nível de conforto nas bochechas.Disponíveis em cinza e rosa, para combinar com a correia traseira.

O design minimalista proporciona uma agradável sensação de liberdade maciez, simplicidade e estabilidade excepcionais, o design flexível e elástico adapta-se aos contornos faciais e movimentos da usuária.

Ajuste intuitivo, praticamente instantâneo. Desempenho estável, mesmo com pressões mais altas.

Acesse nossa loja e encontro toda a nossa linha de produtos:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BIPAP - C/ Frequência Respiratória



O BIPAP Synchrony pode ser adaptado para atender as necessidades dos pacientes ao disponibilizar as opções de tratamento, uma vez que disponibiliza diferentes  modos de ventilação, com um amplo intervalo de pressão (4 a 30cm). A rampa de ventilação e o tempo em que fornece o conforto de um modo de ventilação de suporte de pressão. A rampa de ventilação e o tempo de elevação também auxiliam no fornecimento de uma ventilação confortável.

O Auto-Trak Sensitivity digital monitora e ajusta continuamente o padrão de respiração dos pacientes e junto com o tempo de elevação, oferecendo mais conforto para paciente. O Smartcard Encore armazena dados coletados durante os 6 meses anteriores e , com o software. Encore Pro, podem ser gerados relatórios que mostram dados de aderência ao tratamento, tendências de longo prazo e tendências detalhadas de oito dias sobre a pressão do paciente, frequência respiratória, porcentagem de ciclos de respiração acionados, ventilação por minuto, vazamentos, pico de fluxo respiratório e alarme. Com design compacto e leve o BIPAP Synchrony pode ser transportado com facilidade.
Com o aparelho BIPAP Synchrony pode se ligar alarmes para indicar a desconexão do paciente, ventilação por minuto baixa, volume tidal baixo. O monitoramento de dados, como o do volume tidal, vazamentos, frequência respiratória, pressão e ventilação por minuto, este aparelho oferece aos seus pacientes e profissionais da saúde as informações necessárias para o tratamento adequado e para o ajuste do ventilador.
O BIPAP Synchrony já vem acoplado o umidificador de ar, o umidificador facilita a adaptação do aparelho, com o tratamento pode ocorrer ressecamento no nariz e boca, que causa desconforto. Para facilitar seu tratamento e torna-lo mais confortável o umidificador de ar torna-se um acessório essencial.
As máscaras que disponibilizamos em nossa loja online, são de grandes marcas que proporcionam um maior conforto para o paciente. A escolha da máscara é muito importante, você deve escolher um modelo que melhor se adapta ao seu rosto, uma máscara confortável é essencial, você com uma máscara correta poderá se adaptar mais facilmente ao tratamento. Para fazer a melhor escolha o aconselhável é a ajuda de um especialista, ele poderá ajudar da melhor forma, dando a orientação, e assim facilitando a sua escolha. Aqui na Physical temos profissionais no assunto, prontos para ajudar da melhor forma possível, com toda a atenção, você pode entrar em contato conosco através do site ou comparecerem nossas lojas.
O Bipap Synchrony 2 oferece pressão positiva (inspiratória e expiratória) e freqüência respiratória de back up, deve ser utilizado de forma não invasiva. É um Bipap de adaptação e conforto indiscutível.
Especifícações:
  • Modalidades: S, T, S/T, AVAPS
  • Pressão: 4-30cmH2O
  • Tempo de rampa: 0-45min
  • Compensação de altitude: automático
  • Voltagem: 115 VAC / 230 VAC 12 VDV
  • Dimensões: 24,7 x 16,8 x 11,1 cm
  • Peso: 2,6Kg
  • Umidificador: opcional
  • Fabricante: Respironics
  • Garantia: 2 anos

Conteúdo: 

  • Bolsa para transporte
  • Manuais
  • Traquéia
  • Filtros
  • SmartCard
  • Cabo de força

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BIPAP M Series Plus Bi-Flex - Respironics




O BIPAP M Series é a combinação da elegância e conforto superior da linha Bi-Flex, de fácil manuseio, com design dos aparelhos M Series para criar soluções em doenças respiratórias, garantindo ao paciente de assumir o controle sob o seu tratamento.


Com fácil manuseio o BIPAP M Series Plus, facilita na hora que o paciente for usar o aparelho. Agora com a tecnologia que “que amolece” o fluxo de ar na inspiração e expiração para fornecer alívio de pressão, tornando assim uma respiração mais confortável para o paciente. Digital Auto – Trak Sensitivity ele trabalha com o Bi-Flex ele acompanha a cada respiração, para que o dispositivo possa alternar entre a pressão inspiratória e expiratória com base na respiração do paciente, com isto o resultado é uma respiração mais natural e confortável para o paciente.

O BIPAP M Series Plus possui uma tecnologia chamada de “rampa inteligente" que permite aos pacientes a se beneficiar do conforto da rampa, sem qualquer risco de afetar o tratamento. A tecnologia inteligente da rampa irá detectar e tratar eventos enquanto a rampa é ativada. Com a combinação do Encore Pro SmartCard o BIPAP Auto M Series pode gravar eventos como ronco, apneias e vazamentos ele fornece informações sobre a terapia dos pacientes.


O umidificador integrado (opcional) tem fácil manuseio,a câmara de ar é oculta, oferece umidificação contínua durante toda a noite. O uso do umidificador é muito importante, com o tratamento diário do BIPAP poderá ocorrer secura na boca e nariz trazendo desconforto, o aconselhável a se fazer é adquirir um umidificador com uso dele seu tratamento ficará ainda mais confortável.

Com seu pequeno tamanho fica fácil transportar o BIPAP M Series Plus, para pessoas que viajam constantemente ou precisem viajar por qualquer motivo, o BIPAP poderá te acompanhar aonde você for, sem que você precise interromper seu tratamento. Veja todos os nossos produtos e acessórios que estão disponíveis na nossa loja virtual, produtos de grandes marcas e de alta qualidade aproveite.


Adquira este aparelho acessando o link abaixo:

http://physicalcare.com.br/loja-BIPAP-Plus-Bi-Flex-Respironics.asp

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Máscara Confort gel


Torna mais fácil a adaptação do paciente a máscara logo na primeira vez. As máscaras Comfort Gel têm um interior almofadado e graças ao gel azul auto-moldável, tornam ainda mais fácil a adaptação dos pacientes a máscara. Essa combinação alinhada ao seu desenho anatômico proporciona o conforto, estabilidade e vedação esperadas de uma máscara da linha Comfort.

O almofadado da máscara junto com o novo sistema de Seleção da Estabilidade, ajustam a máscara para uma melhor adaptação ao rosto do paciente. O espaçador na testa se ajusta automaticamente para garantir um melhor ajuste da máscara.

Graças aos seus espaçadores, seu dispositivo em Gel azulado, e sua variedade de tamanhos, as Máscaras Comfort Gel podem se adaptar a 100% dos pacientes durante 100% do tempo.

Características:
- Almofadado interno em gel personalizável e externo em silicone substituível.
- StabilitySelector ajustável encontra o melhor ângulo.
- Braço para testa pivotante.
- 2 conexões para cabeça com articulação esférica.

Com interior almofadado e gel, permite uma ótima adaptação, moldando-se ao formato da face. Não contém látex.


Veja aonde comprar: 
http://www.physicalstore.com.br/b2c/loja/Produto.do?action=view&idPrd=33&idLoja=21

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A caminhada traz vários benefícios, inclusive melhora a respiração.

 

A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física. Há diversos benefícios, mas você sabe quais? 

Vamos listar alguns! Animação e “pé na estrada”. Lembre-se de antes de começar uma atividade física, mesmo a caminhada, é necessário fazer uma avaliação médica.

- Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, consequentemente, ajuda no controle do peso.

- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada proporciona um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com frequência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.

- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.

- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e consequentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.

- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.

- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.

- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades“de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida.


Fonte: Mulher Digital

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CPAP Apex (básico)




O CPAP Apex é um aparelho de fácil manuseio, muito compacto, e moderno. Possui um menu-driven com display em LCD com iluminação, que facilita a visualização das informações sobre a configuração do CPAP.

O CPAP Apex é ideail para pacientes que buscam custo-beneficio sem perder qualidades, pois ele é muito e silencioso a fácil de manusear. O CPAP Apex é eficaz para tratamentos de doenças respiratórias e tratamentos não-cirurgico para AOS. 
O CPAP Apex é um aparelho que monitora continuamente os padrões da respiração do paciente durante toda a noite.
Pesquisas revelam que o tratamento com o CPAP diminuiu a sonolência diurna, em especial em pacientes com apnéia do sono. Praticidade conforto e segurança, que pode ser levado a qualquer lugar, em viagens longas ou curtas o aparelho CPAP te acompanha onde você for, e sem ocupar tanto espaço.

O diferencial do CPAP Apex é a facilidade no manuseio e a eficácia para tratamentos respiratórios é o que CPAP oferece aos seus pacientes. 
Acessórios para CPAP Apex
Existem acessórios que podem acompanhar o Cpap Apex, umidificadores de ar é um deles, os umidificadores de ar tem um papel muito importante para os pacientes que utilizam o CPAP com o uso diário do CPAP poderá ocorrer secura no nariz e garganta e com o umidificador este problema poderá ser solucionado, com o uso do umidificador permitirá aos pacientes escolher um nível confortável de umidificação de uma maneira fácil e confortável, confira a nossa linha de umidificadores de ar, produtos de alta qualidade e com preço acessível.
Máscara para CPAP Apex
A máscara nasal é um acessório muito importante para o CPAP, o paciente deve escolher a máscara nasal que mais se adapta ao seu rosto, é importante escolher uma máscara confortável e de qualidade.

Na Physical Care temos marcas de alta qualidade e confiança que tem fácil adaptação ao rosto do paciente, a escolha deverá ser feita com um auxilio de um especialista em CPAP, máscaras que possuem gel e silicone para adaptação do rosto.

Fazendo a melhor escolha, estes acessórios poderão proporcionar o mais conforto ao paciente, que terá que se acostumar com o uso destas máscaras para os tratamentos respiratórios com o CPAP, por isso a importância de escolher uma máscara de qualidade e confiança. Veja nossa linha completa de acessórios para CPAP e tratamento de doenças respiratórias.




Especificações:
  • Pressão: 4-18 cmH2O,
  • Rampa: 0-45min
  • Bivolt Automático
  • Umidificador opcional
  • Peso: 800gr
  • Dimensões: 14,5 cm x 13 cm x 10 cm (Alt x Larg x Prof)
  • Dimensões (Alt x Larg x Prof): 59 x 38 x 24 cm)
  • Ruído: < 30 dBa)
  • Fabricante: Medical Apex
  • Garantia: 1 ano



Fonte:physicalcare.com.br/loja-cpap-apex-convencional.asp

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Transtorno do sono pode causar doenças neurodegenerativas

As pessoas com um tipo de transtorno do sono que faz com que fiquem bastante agitadas ou gritem quando estão dormindo "podem ter maior risco" de desenvolver doenças como Alzheimer e demência com corpos de Lewy (DCL) ou Parkinson.

A afirmação consta de um estudo publicado na versão digital da revista "Neurology". As pessoas com o distúrbio não experimentam a falta de tônus muscular que normalmente ocorre durante a fase REM, conhecida como o momento no qual se sonha e quando o sonho é mais profundo.



Pelo contrário, têm uma atividade muscular excessiva que se traduz em gestos como dar socos, chutes e gritos, com os quais essencialmente representam seus sonhos.

O estudo foi feito com 93 pessoas que sofrem de transtorno do sono na fase REM e que não apresentavam sinais de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e DCL ou Parkinson, os quais foram acompanhados durante uma média de cinco anos.

Nesse período, 26 pessoas desenvolveram uma doença neurodegenerativa: 14 sofreram de Parkinson; 11 de demência - Alzheimer ou DCL - ; enquanto uma sofreu síndrome de Shy-Drager, um raro transtorno que afeta o movimento, a pressão sanguínea e outras atividades corporais.



Todos os participantes da experiência sofriam com problemas de transtorno do sono de origem desconhecida durante a fase REM, pois o distúrbio pode ter outras causas, como a narcolepsia.


Os resultados do estudo, segundo o autor Ronald Postuma, da Universidade McGill de Montreal, podem ajudar a "entender melhor como se desenvolvem essas doenças neurodegenerativas".

Além disso, sugerem que pode existir uma oportunidade para se proteger frente à progressão da doença. Inclusive preveni-la antes dos sintomas aparecerem.
Fonte: G1

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ar seco pede cuidados redobrados com a saúde

 

Falta de chuva, temperaturas subindo, baixa umidade do ar. A combinação destes fatores se torna bastante incômoda e deixa o clima pesado, fica difícil respirar, os olhos ardem, a garganta fica irritada. O tempo seco, além de provocar desconforto, agrava problemas de saúde como rinite, asma, bronquite e aumenta os riscos de outras reações alérgicas na pele e nos olhos, como a conjuntivite.

Para aliviar os sintomas, é preciso ter cuidados redobrados com a saúde. São cuidados simples, mas que ajudam a lidar melhor com o ar seco e podem evitar complicações, principalmente dos problemas respiratórios.

A primeira delas é manter o corpo bem hidratado, bebendo bastante água, sucos naturais e água de coco. Também é importante não descuidar da limpeza da casa e evitar o acúmulo de poeira nos cômodos e na superfície dos móveis.

Deixar o ambiente mais úmido e arejado ajuda a minimizar os efeitos do tempo seco e garante o bem-estar.

Aquela dica que vem lá do tempo da vovó, de colocar uma bacia cheia d’água seja no quarto, na sala ou até mesmo no ambiente de trabalho que é bastante válida e os especialistas garantem que o truque funciona mesmo. Vale ainda usar toalhas molhadas e os aparelhos umidificadores de ar.

A pele também merece atenção especial neste período, por isso não se esqueça de aplicar um creme hidratante sempre que possível. Em caso de irritação, a dica é usar soro fisiológico para lavar olhos e narinas várias vezes durante o dia.

Fonte: Dicas de mulher 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exercícios respiratórios


São exercícios específicos utilizados para melhorar a capacidade pulmonar e a função respiratória. Trata-se de exercícios simples que o paciente aprende a efetuar por si mesmo com a ajuda e supervisão do fisioterapeuta. Recomenda-se a prática destes exercícios várias vezes por dia, durante um período de tempo pré-estabelecido e num ambiente tranquilo, onde o paciente se possa sentir comodo e relaxado. Normalmente, cada exercício deve ser repetido entre cinco a dez vezes.

Exercícios intercostais. São indicados para aprender a controlar e fortalecer a expansão do tórax. O paciente pode permanecer de pé ou sentado, apoiando as palmas das mãos sobre o tórax: durante a inspiração, deve efectuar uma ligeira pressão nas costelas, de modo a forçar e treinar os músculos inspiratórios; durante a expiração, as mãos devem acompanhar o movimento de retracção da cavidade torácica e, no final, comprimi-la moderadamente para expulsar o máximo de ar possível.

Respiração diafragmática. É recomendada para fortalecer a expansão da base dos pulmões, o sector que normalmente tem uma maior capacidade. O paciente deve permanecer sentado, com o tronco inclinado cerca de 45º para trás, com as costas e a cabeça bem apoiadas, os joelhos dobrados e o abdómen relaxado, apoiando uma mão sobre este para perceber os movimentos respiratórios e controlar o exercício. Então, deve inspirar lenta e profundamente, verificando a expansão da parede abdominal e a descida do diafragma. Em seguida, deve expirar o ar lentamente para que seja perceptível a contracção da musculatura abdominal e a subida do diafragma.

Espirometria de estímulo. Esta técnica, indicada para fortalecer a capacidade inspiratória, é realizada com a ajuda de um espirómetro, um aparelho simples que avalia o volume de ar aspirado. Para o efectuar, o paciente deve colocar os seus lábios na abertura do espirómetro e inspirar o mais profundamente possível. A abertura está ligada a um tubo que desagua numa divisão de três compartimentos, com uma bola de plástico no interior de cada um deles; quanto maior for o volume de ar inspirado, mais bolas sobem no interior do compartimento, ou seja, deve-se tentar fazer subir o maior número de bolas e mantê-las elevadas o máximo de tempo possível. Ao expirar, o paciente retira os seus lábios da abertura e as bolas descem.

Sopros. Entre os exercícios úteis para fortalecer a expiração, o mais simples consiste na realização de inspirações profundas seguidas de expirações pela boca efectuadas com os lábios entreabertos, de modo a obstruir a saída do ar. Este exercício não deve ser efectuado muitas vezes seguidas, pois o excesso de oxigenação pode provocar enjoos e sensação de formigueiro.

Fonte: Medipédia

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Interromper noite de sono atrapalha a memória, afirmam médicos

 

Sono sem pausas é mais válido do que muitas horas dormidas. Quem sofre de apneia do sono demonstrou dificuldades de memorização.


Perturbações durante o sono podem afetar negativamente a fixação de dados na memória, uma das funções das noites bem dormidas. Mais do que respeitar as horas de sono, o ideal para aprimorar a capacidade da memória é manter o sono contínuo, sem interrupções.

A constatação é de um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, publicado nesta semana na revista científica “PLoS One”.

Os autores do estudo, liderados por Ina Djonlagic, chegaram a essa conclusão ao analisar pacientes com apneia do sono (pausas na respiração ao dormir), que leva a distúrbios.

Eles demonstraram um desempenho inferior durante a noite e em atividades motoras recentemente apreendidas do que pessoas sem apneia, testadas em um outro grupo.

"A consolidação da memória durante a noite requer um sono com continuidade, independente da quantidade total de sono", concluem os autores.


Fonte: G1 | Bem Estar

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dúvidas frequentes sobre os distúrbios do sono


O que fazer para ter uma noite bem dormida?
Chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir. Deixar bem claro para você mesmo que seu dia de trabalho acabou pelo menos duas horas antes de dormir, quando então deverá tomar banho, ler e relaxar. Não se deve ir para a cama sem sono. Não se deve usar a cama para planejar o dia seguinte, ler, assistir TV. Ter sempre um horário regular para se deitar e levantar. Evitar comer muito próximo ao horário de dormir. Se não pegar no sono após 15 ou 30 minutos, levante-se e vá para outro recinto ler. Evitar assistir TV, principalmente programas muito excitantes.

Ao acordar, deixe a luz do sol entrar em seu quarto. Não realizar exercícios intensos próximo ao horário de dormir. Não ingerir álcool após as 18:00 horas. Manter as regras inclusive nos finais de semana. Se estiver roncando, mesmo que lhe pareça o contrário, você pode não estar dormindo bem. Talvez você precise fazer um exame para analisar seu sono. Procure seu neurologista.

Por que o neurologista é o profissional a lidar com problemas de sono? Outros especialistas também podem tratar de insônia?
O neurologista recebe treinamento clínico e neurofisiológico específico, aprendendo as bases do funcionamento cerebral e suas conseqüências no comportamento humano. O treinamento clínico permite ao neurologista cuidar das repercussões sistêmicas das doenças do sono e as bases neurológicas permitem que faça diagnósticos diferenciais e investigue outras possíveis causas neurológicas para as manifestações do paciente. O sono normal ou seus distúrbios estão associados ao bom ou mau funcionamento cerebral, respectivamente, e o neurologista conhece profundamente a anatomia, fisiologia, fisiopatologia e clínica do sistema nervoso. Outros especialistas que podem cuidar de insônia são os psiquiatras. A apnéia do sono também pode ser cuidada por pneumologistas e otorrinolaringologistas com treinamento em distúrbios do sono.


Quais os distúrbios comuns do sono?
Os distúrbios de sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono.
A Apnéia Obstrutiva do Sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea ao nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos.

Após esta parada no fluxo de ar para os pulmões, o paciente acorda, emitindo um ronco muito ruidoso. A apnéia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes durante a noite, havendo pacientes que apresentam uma a cada um ou dois minutos. Durante a apnéia, a oxigenação sangüínea pode cair a valores críticos, expondo o paciente a problemas cardíacos. A apnéia obstrutiva do sono ocorre em cerca de 5% da população geral e em 30% dos indivíduos acima dos 50 anos de idade, sendo também mais comum em homens.

A Síndrome das Pernas Inquietas é a mais comum das doenças do sono, da qual poucos ouviram falar. Afeta cerca de 7% da população e se caracteriza principalmente por uma sensação desagradável nas pernas, profunda, nos ossos às vezes, como se fosse uma coceira ou friagem, choque, formigamento, e eventualmente dor. 

Estes sintomas são acompanhados de uma sensação de angústia e imensa necessidade de mover as pernas, ou ainda massageá-las, alongá-las ou mesmo espancá-las em algumas situações. Os sintomas ocorrem principalmente na hora de se deitar, mas podem ocorrer em qualquer momento em que o indivíduo fica parado (sentado ou deitado), seja para descansar ou qualquer outra atividade que não exija movimentos. Os sintomas da síndrome das pernas inquietas podem ser tão intensos que o paciente não consegue iniciar o sono.


O que é insônia?
A insônia é simplesmente a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Estes episódios de insônia podem estar relacionados a vários fatores, e são bastante individuais: expectativas (viagem, compromissos, reuniões, prova, etc.), problemas clínicos, problemas emocionais passageiros, excitação associada a determinados eventos. Mas pode tornar-se crônica e provocar muito sofrimento ao longo dos anos.


Quais os fatores que levam à insônia?
A insônia está associada a múltiplos fatores e muitas vezes estão somados em um mesmo paciente. Algumas pessoas apresentam estruturalmente maior propensão à insônia (são os fatores predisponentes), e quando expostas a condições de estresse, doenças ou mudança de hábitos, desenvolvem episódios de insônia (fatores precipitantes). Estes episódios de insônia podem se perpetuar, principalmente porque o paciente tende a associar suas dificuldades de dormir a uma série de comportamentos: esforço para dormir, permanência na cama só para descansar, elaboração de pensamentos e planejamentos na hora de dormir, atenção a suas preocupações, atenção a fenômenos do ambiente, como ruídos e pessoas que estão dormindo, havendo sempre uma hipervalorização destes fatos, o que realimenta a insônia.


Como se reconhece quando uma pessoa dorme mal? Quais os sintomas?
A principal manifestação de um problema crônico de sono é a sonolência diurna exagerada. As primeiras manifestações dos distúrbios do sono são as alterações do humor e as alterações de memória e capacidades mentais (cognitivas), como aprendizado, raciocínio e pensamento. Para alguns, basta uma noite mal dormida para que a pessoa esteja mal no dia seguinte, principalmente menos tolerante, irritadiça, e com dificuldades de memória, podendo surgir também dor de cabeça. Um sintoma muito característico de distúrbio de sono é o ronco. O ronco ainda hoje é interpretado popularmente como sinal de que o indivíduo dorme bem, mas é justamente o contrário.

Quem ronca está esforçando sua musculatura respiratória para além de seus limites, e está sobrecarregando o coração de trabalho. Ao longo do tempo o indivíduo que ronca pode ficar hipertenso e/ou apresentar infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Quem ronca pode ter apnéia obstrutiva do sono, e outros indícios desta doença podem ser a obesidade, prejuízo de memória, dificuldade de raciocínio, diminuição da libido, disfunção erétil (impotência), pescoço grosso, circunferência abdominal elevada, boca pequena, queixo para traz, amígdalas grandes.


A longo prazo, quais os problemas que a apnéia pode vir a ocasionar ao indivíduo?
A longo prazo, pacientes com apnéia obstrutiva do sono podem desenvolver doenças nas artérias, pois estão submetidos a uma inflamação subclínica (perceptível apenas através de exames laboratoriais), facilitando acúmulo de colesterol na parede das artérias, além de precipitar a ocorrência de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). Em longo prazo também se desenvolve a síndrome metabólica, que é a ocorrência de distúrbios dos lípides e glicose sangüínea, hipertensão arterial e aumento da circunferência abdominal. Quem apresenta esta síndrome tem maior tendência a ter infarto do miocárdio e derrame cerebral.